Transpiração excessiva

A transpiração excessiva acontece quando as glândulas sudoríparas (glândulas écrinas em particular) reagem excessivamente aos estímulos e são geralmente hiperactivas, produzindo mais suor do que o necessário. Isto pode ter um enorme impacto nas suas atividades diárias e na sua vida em geral. O que é transpiração excessiva ou hiperidrose? A hiperidrose caracteriza-se pela transpiração excessiva e não funcional. No caso de pensar que sofre de hiperidrose, deve procurar aconselhamento médico, pois pode ser provocada por uma condição médica ou por um efeito secundário de medicamentos. 

Causas da transpiração excessiva

Porque é que transpiro tanto? A transpiração é essencial para a sobrevivência humana e serve como refrescante do corpo, protegendo-o do excesso de calor. A transpiração acontece frequentemente quando se está fisicamente ativo ou num ambiente quente, mas também pode ser desencadeado quando se está emocionalmente perturbado, tal como quando se está a sentir stressado, ansioso ou com receio. A transpiração  também pode ser uma resposta a alterações hormonais como a puberdade, a gravidez e a menopausa. Embora tudo isso seja normal, ainda assim a sua experiência pode ser desconfortável. A transpiração excessiva também pode ser um efeito secundário de diferentes medicamentos ou doenças. Se suspeitar que a causa da sua transpiração excessiva é provocada por qualquer um dos dois fatores mencionados, deve procurar aconselhamento médico. 

Porque é que transpiro tão facilmente?

As pessoas que estão em forma, transpiram mais e mais depressa do que as pessoas que não estão. Isso é simplesmente porque treinaram o seu corpo para transpirar sempre que estão a fazer exercício físico. Isto significa que começam a transpirar quando o seu corpo regista um aumento de temperatura.

A transpiração é induzida principalmente por três factores:

Físico

  • Clima (calor e humidade)
  • Actividade física (desporto)
  • Hormonal (puberdade, menopausa)

Emocional

  • Vergonha
  • Stress
  • Agitação
  • Nervosismo
  • Receio
  • Ansiedade
  • Irritabilidade

Médico

  • Doença incluindo a hiperidrose
  • Efeitos secundários de medicamentos

Transpirar durante a noite

Na maioria dos casos, transpirar durante a noite é relativamente inofensivo e fácil de resolver. Frequentemente recebemos perguntas como: – porque é que transpiro tanto à noite? Pode haver muitas razões para transpirar durante a noite, um primeiro passo pode ser usar um edredom mais fino e baixar a temperatura no quarto. As pessoas que sofrem de hiperidrose não sofrem frequentemente de sudorese excessiva à noite, isto pode ser uma indicação de que o suor, é causado por uma condição médica ou é um efeito secundário de um medicamento. É também muito comum a mulher na menopausa ou a tomar contraceptivos orais transpirar mais durante a noite, pois o nível de estrogénio no corpo pode ser baixo ou variável.

As nossas sugestões para deixar de transpirar em excesso durante a noite:

Baixe a temperatura do seu quarto.

  • Use um edredom mais fino.
  • Evite a cafeína e o álcool 2-3 horas antes de se deitar. Estas bebidas, tal como alimentos picantes, podem aumentar a produção de suor. Pode ler mais sobre os alimentos que deve evitar para ajudar a libertar-se da transpiração desconfortável.
  • Relaxamento! Sabemos que isso é mais fácil de dizer do que fazer. Mas o stress é outra razão pela qual muitas pessoas acordam ocasionalmente lavadas em suor. Praticar 10 minutos antes de dormir, ou depois de acordar de uma noite de sono transpirada, pode de facto reduzir o suor. 
  • Aplique um antiperspirante eficaz. Os antitranspirantes Perspirex têm ajudado muitas pessoas a regressar às noites sãs e podem assim também ajudá-lo a dormir sem perturbações, acordando bem descansado no dia seguinte. Todos transpiramos de forma diferente, por isso Perspirex desenvolveu vários antitranspirantes eficazes para satisfazer as suas necessidades pessoais de modo a proporcionar-lhe uma protecção segura contra o suor e o odor do suor em qualquer situação, mesmo à noite. Os antitranspirantes Perspirex estão disponíveis tanto na forma de roll-on como de loção, proporcionando uma redução eficaz da transpiração.
  • Certifique-se de que o seu nível de açúcar no sangue está estável. Se o nível de açúcar no sangue for baixo, é possível que a transpiração durante a noite aumente.

Como deixar de transpirar

O tratamento da transpiração excessiva é diverso, dependendo da causa da sudorese. Então, como conter a transpiração excessiva? É possível reduzir a suor através da utilização de antitranspirantes. Os antitranspirantes são considerados a primeira linha de tratamento para a transpiração excessiva das axilas, mãos, pés e, por vezes, da cara. Os antitranspirantes são acessíveis, fáceis de usar e são chamados de primeira linha porque são os menos invasivos. É também por isso que os especialistas tendem a recomendar que se experimente primeiro um antitranspirante, antes de se tentar outros tratamentos mais invasivos. Na segunda linha vêm os tratamentos médicos como o botox, que só devem ser utilizados após consulta médica.

Scroll to Top